A Arquitetura em milímetros – o “Projetinho”
- Eduardo Zani
- 22 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jan.
É comum, para nós arquitetos e profissionais relacionados, ouvir a famosa frase: “...então gostaria de fazer uma obra, mas preciso de apenas um projetinho...”, geralmente ela é perguntada nas festas, na igreja e até na roda de amigos, é comum também esse termo ser relacionado como uma forma de se baratear ou ter um desconto no projeto pelo solicitante.
Dentro de nossas cabeças passam milhões de possibilidades que o termo “projetinho” pode significar e que talvez necessitem ser consideradas. Por exemplo um projeto de uma casa, são considerados no mínimo, três etapas, sendo estas: um estudo preliminar, projeto básico e o projeto executivo, sem contar que muitas vezes também há o projeto de interiores.
De início e antes de qualquer desenho existe o programa de necessidades, fundamental para definições e entendimentos do que o futuro projeto deverá ter, ou solucionar espacialmente, essa etapa acontece via uma entrevista e/ou visita ao local, é por isso que quando perguntam o preço do “projetinho” em geral, respondemos que precisamos conversar.
Sendo este bem realizados, vamos a etapa do estudo preliminar, o qual envolve o levantamento do local, considerando todas suas variantes espaciais, topografia, tipo de solo, insolação e inclusive seu entorno, a predefinições de alguns acabamentos, materiais e metodologias, sim, elas são consideradas mesmo no estudo.
Como dito, esse foi um pequeno início de qualquer projeto de arquitetura e afins, e mostra que o nosso conhecimento se conecta em muitas formas.

Já o projeto de arquitetura hospitalar, exigem mais etapas, tanto inicialmente, como realizar um planejamento estratégico, estudo de viabilidade, de custo, como também, aprovação do projeto na Vigilância sanitária, corpo de bombeiros e realizar plano de gerenciamento de resíduos.
Então definir um projeto como sendo apenas um desenho bonitinho é muito simplista, em um projeto são considerados inúmeros processos, além de ser um trabalho completamente multidisciplinar, pois envolvemos matérias complementares como a elétrica, hidráulica, estrutural, etc.

Ou seja o projeto de arquitetura engloba muitas facetas, além da dedicação ao trabalho, por isso, procure sempre um profissional adequado, e desconfie de quem resolva seu “projetinho” por um “precinho”.
Contudo, quando solicitam um projetinho, saibam que ficamos muito felizes com a confiança atribuída a nós, e que só o fato de querermos atingir a plena satisfação do cliente, já nos faz pensar que ele é um “projetão”!
Por isso, se houver a necessidade de um serviço que envolva arquitetura, ou se tiver alguma dúvida sobre assuntos desse tema, entre em contato conosco da Envereda Arquitetura e saiba que nos dedicaremos ao máximo para tentar solucionar seu problema.
E você já pediu um “projetinho” para alguém?
Deixem seus comentários!!
Comments