top of page
  • Foto do escritorEduardo Zani

A Arquitetura em milímetros – o “Projetinho”

Atualizado: 28 de mar. de 2021

É comum, para nós arquitetos e profissionais relacionados, ouvir a famosa frase: “...então gostaria de fazer uma obra, mas preciso de apenas um projetinho...”, geralmente ela é perguntada nas festas, na igreja e até na roda de amigos, é comum também esse termo ser relacionado como uma forma de se baratear ou ter um desconto no projeto pelo solicitante.

Dentro de nossas cabeças passam milhões de possibilidades que o termo “projetinho” pode significar e que talvez necessitem ser consideradas. Por exemplo um projeto de uma casa, são considerados no mínimo, três etapas, sendo estas: um estudo preliminar, projeto básico e o projeto executivo, sem contar que muitas vezes também há o projeto de interiores.

De início e antes de qualquer desenho existe o programa de necessidades, fundamental para definições e entendimentos do que o futuro projeto deverá ter, ou solucionar espacialmente, essa etapa acontece via uma entrevista e/ou visita ao local, é por isso que quando perguntam o preço do “projetinho” em geral, respondemos que precisamos conversar.

Sendo este bem realizados, vamos a etapa do estudo preliminar, o qual envolve o levantamento do local, considerando todas suas variantes espaciais, topografia, tipo de solo, insolação e inclusive seu entorno, a predefinições de alguns acabamentos, materiais e metodologias, sim, elas são consideradas mesmo no estudo.

Como dito, esse foi um pequeno início de qualquer projeto de arquitetura e afins, e mostra que o nosso conhecimento se conecta em muitas formas.


Fonte: https://www.canva.com/design/DAEXDgMpYts/MURk-DTc9XDTKtXKCCt2zg/edit#

Em outra esfera por exemplo um projeto de hospital, existem mais etapas, tanto inicialmente, como realizar um planejamento estratégico, estudo de viabilidade, de custo, como também, aprovação do projeto na Vigilância sanitária, corpo de bombeiros e realizar plano de gerenciamento de resíduos.

Então definir um projeto como sendo apenas um desenho bonitinho é muito simplista, em um projeto são considerados inúmeros processos, além de ser um trabalho completamente multidisciplinar, pois envolvemos matérias complementares como a elétrica, hidráulica, estrutural, etc. Assim tenha certeza, passamos anos estudando e nos aperfeiçoando para isso.



O famigerado projetinho é muito mais que só e apenas “inho”, ele engloba muitas facetas, além da dedicação ao trabalho, por isso, procure sempre um profissional adequado, e desconfie de quem resolva seu “projetinho” por um “precinho”.

Contudo, quando solicitam um projetinho, saibam que ficamos muito felizes com a confiança atribuída a nós, e que só o fato de querermos atingir a plena satisfação do cliente, já nos faz pensar que ele é um “projetão”!

Por isso, se houver a necessidade de um serviço que envolva arquitetura, ou se tiver alguma dúvida sobre assuntos desse tema, entre em contato conosco da Envereda Arquitetura e saiba que nos dedicaremos ao máximo para tentar solucionar seu problema.


E você já pediu um “projetinho” para alguém?


Deixem seus comentários!!


Obrigado

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não fique de fora! Se cadastre em nosso site para receber as nossas novidades e conteúdos diversos sobre arquitetura.

Obrigado pelo envio! Seu contato foi enviado com sucesso!

bottom of page