• Eduardo Nishitani

Participação da Envereda Arquitetura no IFHE 2020 ITALY - GLOBAL CLIMATE ACTION IN PANDEMIC TIMES


Entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2021, a Envereda Arquitetura teve o privilégio de assistir ao Congresso Digital Internacional da IFHE (Internacional Federation of Healthcare Engineering) (Federação Internacional de Engenharia de Assistência a Saúde) - Global Climate Action in Pandemic Times (Ações globais ambientais em tempos de pandemia) - The approach, the work organization and the future role of hospital engineering towards a new healthcare vision (A abordagem, a logística de trabalho e o papel futuro da engenharia hospitalar rumo a uma nova visão de assistência à saúde).

Durante o evento pudemos assistir aos profissionais de vanguarda no mundo debaterem, discorrerem e apresentarem sobre os posicionamentos mais atuais relacionados aos espaços de saúde.

O primeiro dia teve seu foco direcionado ao design hospitalar com

o um todo. Trabalhos sobre os hospitais modernos de arquitetos renomados dissecados em sua funcionalidade, a importância e aplicação da luz natural nos espaços de saúde, a humanização dos espaços hospitalares bem como a sustentabilidade em ambientes de saúde dentre diversos outros temas. Do design hospitalar o tema fluiu para as aplicações de tecnologias avançadas e depois indo para o ambiente hospitalar abordando desde a urbanização gerada pelo equipamento de saúde até o desenvolvimento de um planejamento de retrofit para um estabelecimento existente.

Durante o segundo dia os temas abordaram o design e a gestão do equipamento de saúde ampliando o horizonte para a discussão de hospitais sustentáveis e resilientes.

No terceiro dia foram apresentados diversos estudos de casos de sucesso de estabelecimentos que trabalharam bem a gestão de risco como por exemplo o caso de um palestrante que falou sobre o papel do hospital na prevenção de catástrofes, finalizando o dia com palestrantes falando sobre gestão de organizações de saúde com foco no gerenciamento e manutenção dos estabelecimentos.

Já no ultimo dia, os temas mais atuais de controle de infeção foram abordados finalizando o congresso com as premiações devidas e a apresentação do próximo país sede.


Vale citar e parabenizar a presença em peso da representatividade brasileira no congresso. Arq. Fabio Bittencourt, Arq. Elza Costeira, Arq. Adriana Levisky, e a Arq. Cristiane Neves da Silva.

Ficamos muito felizes de ter participado de um evento de tamanha magnitude. Mais de 76 países participando de uma discussão tão importante.

Para nós, estarmos atualizados é essencial.

Ficamos por aqui, queríamos compartilhar o que aprendemos e absorvemos do evento.

Esperamos que de alguma forma ao dividirmos nosso conhecimento e aprendizado, possamos contribuir com a sua visão. Deixe seus comentários. Aproveite e peça sobre qual assunto você gostaria de nos ver falando e debatendo.

Muito obrigado

Não fique de fora! Se cadastre em nosso site para receber as nossas novidades e conteúdos diversos sobre arquitetura.

Obrigado pelo envio! Seu contato foi enviado com sucesso!